MAPA MENTAL E RESUMO ASTRONOMIA

MAPA MENTAL ASTRONOMIA




RESUMO ASTRONOMIA



Sistema Solar : A terra é um planeta que está em órbita no sistema solar e possui a lua como seu satélite natural. Ao todo são conhecidos 8 planetas que giram ao redor do sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno.

Movimento de Translação: é a trajetória elíptica que a terra realiza em torno do sol.

Movimento de Rotação: é o movimento que a terra realiza em torno do seu próprio eixo.

Pontos Cardeais: o ser humano utiliza como base o movimento do sol para se orientar quanto aos pontos cardeais. Com a direção do braço direito orientada para onde nasce o sol encontra-se o sol nascente, que fica no (leste), enquanto o braço esquerdo direcionado para o lado oposto fica o poente no (oeste), à frente está o norte e nas costas está o sul.

Estações do ano: são divididas em 4 estações com períodos que variam a incidência de luz solar na superfície do planeta terra em cada época do ano. São divididas em: primavera, verão, outono e inverno. O verão tem início em 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul, o outono inicia em 23 de dezembro no hemisfério norte e 22 de março no hemisfério sul, o inverno inicia no dia 21 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul e a primavera inicia 20 de março no hemisfério norte e dia 23 de dezembro no hemisfério sul.

Fusos horários: o planeta terra por ter sua forma esférica, não recebe luz de maneira uniforme ao longo de toda a sua extensão. Por conta da sua rotação uma parte do planeta fica iluminada enquanto outra parte fica escura ao longo de um dia de 24 horas, sucedendo os dias e as noites ao longo do ano. O planeta possui um círculo de 360º, logo se dividir esse valor pelas 24 horas encontra o resultado de 60 minutos que equivale a 1 hora, sendo assim foi estabelecido um sistema de fuso horário com uma linha imaginária entre dois meridianos e o meridiano principal é o de greenwich, que no sentido leste adianta-se 1h e no sentido oeste atrasa-se 1h no horário.

VÍDEOS PARA PESQUISAS:




SITES COM EXERCÍCIOS PARA ESTUDAR ASTRONOMIA:

https://www.stoodi.com.br/exercicios/geografia/astronomia/

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/522/exercicios_geografia_geral_astronomia.pdf

http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/tecnologia/astronomia/

http://www.escolasaodomingos.com.br/uploads/materias_periodo/20160216154136_thumb_BE__Ciencias.pdf

https://geekiegames.geekie.com.br/aulas/geografia/astronomia-e-movimentos-terrestres-5463b0d0882f5000139c47fc




Um comentário:

MAPA MENTAL VITAMINAS

VITAMINAS : São substâncias orgânicas, importantes para a manutenção e bom funcionamento do organismo. O corpo não fabrica as vitam...