MAPA MENTAL E RESUMO FILOSOFIA

FILOSOFIA ORIGEM, MAPA MENTAL


RESUMO


RESUMO FILOSOFIA ORIGENS:

A filosofia origina-se com a insatisfação das respostas obtidas para as principais perguntas. Opõe-se ao pensamento mitológico e seu conceito divide-se em: Philo=philia=amizade + sophia= sabedoria.

FILÓSOFOS PRÉ SOCRÁTICOS:
Filósofos da natureza, questionam-se o tempo inteiro sobre qual a origem da matéria. Qual é a realidade das coisas, é o início do conflito entre a razão e os sentidos.

DISCURSO MÍTICO:
Explica a realidade por meio de metáforas, com base na crença e religião que não pode ser questionado.

DISCURSO FILOSÓFICO:
Pergunta o tempo inteiro e argumenta em cima de fatos e fundamentos, à partir de uma reflexão e de um debate teórico que pode estar sujeito à críticas e reflexões;

VALORES DA CULTURA: 
São os juízos da realidade x juízo de valor, os valores são herdados e construídos coletivamente variando de cultura para cultura.

NOÇÕES FUNDAMENTAIS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO:
A filosofia torna o homem um ser crítico no momento que passa a pensar e buscar respostas;

CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA:
Sócrates tem o dom da dialética, em que, pelo diálogo e pelo debate, pode discutir qualquer tema. O objetivo é a libertação da alma e da ignorância, concentrando-se na problemática do ser humano. Rompe com o modelo mítico e fundamenta-se no racional pelo questionamento.

DOIS VÍDEOS ÓTIMOS PARA ESTUDO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA MENTAL VITAMINAS

VITAMINAS : São substâncias orgânicas, importantes para a manutenção e bom funcionamento do organismo. O corpo não fabrica as vitam...