RESUMO:
WEBER: OS SENTIDOS DA LÓGICA SOCIAL
- Max Weber foi um intelectual alemão e um dos fundadores da Sociologia.
- Trabalhou a interpretação do passado para analisá-lo no presente;
- Estudou as ações sociais, os sentidos e motivações;
- Na ordem social, os indivíduos é que formam os valores da sociedade.
SOCIOLOGIA COMPREENSIVA:
Essa sociologia quer compreender como os indivíduos se comportam dentro de uma determinada sociedade, explicando as causas e consequências da conduta humana.
Segundo os fundamentos da sociologia compreensiva, é correta a interpretação de acordo com a qual a racionalização da sociedade moderna envolve o emprego de formas de identificação e de controle dos indivíduos.
Pode-se tomar o CPF como um exemplo desse processo. Sendo esse o caso, é correto também interpretar que o uso de documento de identificação é uma ação social e, enquanto tal, implica afirmar que esse uso ocorre porque o ato é dotado de sentido para os indivíduos envolvidos em uma dada situação.
TIPO IDEAL:
Recurso metodológico que Weber utiliza para articular análises particulares da realidade social com as premissas da ciência moderna. Ideal não quer dizer que é bom, mas sim que está no mundo das ideias e dessa forma auxilia na construção objetiva, interpretativa da realidade social e seus fenômenos.
AÇÃO SOCIAL:
É qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros, sendo dotada e associada a um sentido. Tipos de ações sociais:
- AÇÃO TRADICIONAL: é determinada pro costumes arraigados e crenças coletivas. Ex: Pessoas que casam em uma Igreja sem nunca terem sido religiosas e justifica "porque todo mundo faz isso".
- AÇÃO AFETIVA:é determinada por afeto ou estados sentimentais e emotivos como, orgulhos, vingança, medo... Ex: Crimes passionais.
- AÇÃO RACIONAL EM RELAÇÃO A VALORES: toma como base os valores do indivíduo, relaciona-se com o conceito de ética absoluta. Ex:Político que prefere perder uma eleição do que renegar a sua ideologia.
- AÇÃO RACIONAL EM RELAÇÃO A FINS: orienta a ação conforme os fins, considerando os meios e as consequências. Ex: Um marceneiro que constrói um armário.
FORMAS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA: pautada em três tipos puros de dominação política, consiste na questão da legitimidade, razões porque as pessoas aceitam certas ordens.
- DOMINAÇÃO TRADICIONAL: valores e crenças se perpetuam ao longo das gerações. Ex: O poder do pai sobre o filho.
- DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL: leis e normas instituídas por autoridade dos governantes. Ex: Chefe de uma empresa ou governante de um setor.
- DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: limites fixados por uma autoridade ou líder, pelo afeto e confiança dos indivíduos. Ex: Líderes políticos e religiosos.
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO: Weber reafirma seus pressupostos sociológicos ao analisar a ética protestante e o desenvolvimento capitalista como fatores simbióticos para a formação da modernidade ocidental, rompendo com algumas considerações que os colocavam na perspectiva de causa e efeito um do outro. Ele define o protestantismo como religião ética e racional.
VÍDEOS PARA ESTUDAR MAX WEBER:
SITES COM EXERCÍCIOS RESOLVIDOS PARA TREINAR:
https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-sociologia/exercicios-sobre-max-weber.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário