RESUMO ÁFRICA E BRASIL NO PERÍODO COLONIAL

RESUMO:


CONCEITO DE ESCRAVIDÃO:
A escravidão no Brasil foi a forma de relação social de produção adotada desde o Período Colonial até o final do Império. Período marcado principalmente pela exploração de mão de obra de povos negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos colonizadores.

A ÁFRICA ANTES DOS EUROPEUS CHEGAREM:
África é o continente mais antigo, onde surge o Homo Sapiens, e evolui com grande diversidade de culturas e povos. O Egito é o berço da civilização Ocidental e emerge ao Norte da África.
A África Pré-Colonial é o período da História da África que se situa antes do domínio dos Europeus que se iniciou no séc XV. É possível que os primeiros povos africanos tenham vivido como pescadores ao longo das margens do rio Níger e Nilo.
Os estados africanos eram governados por chefes ou reis, que por muitas vezes eram considerados deuses e os povos do continente organizavam-se em clãs e reinos.

DIÁSPORA DAS SOCIEDADES AFRICANAS:
Significa o espalhamento de vários povos africanos por meio do tráfico de escravos. A escravidão não era novidade para o próprio povo, pois podia ocorrer por guerras, dívidas e punição por crimes graves, porém, a escravidão européia, contudo, desequilibrou as sociedades e mercantilizou a escravidão.
Foi uma migração forçada para a América, o Brasil representa o país com maior população negra em termos absolutos.

A RELAÇÃO ENTRE SENHORES E ESCRAVOS:
Apesar das trocas culturais, havia muita exploração e dominação por parte dos senhores.
Com o crescente desenvolvimento da economia no Brasil da cana de açúcar, e a grande dificuldade de escravização dos povos indígenas, o tráfico de escravos africanos tornou-se um negócio lucrativo, com uma sociedade estratificada e rigidamente dividida entre escravos e senhores.

VIOLÊNCIA: Na lógica de mercado era preciso que o escravo sofresse dominação por violência física e qualquer delito era levado ao tronco.
ACULTURAÇÃO: A escravidão virou um negócio, o dominante europeu passou a imprimir uma nova cultura naquele que estava sendo dominado.
RESISTÊNCIA: Há violência no contexto por dispersão, no quilombo tem regiões de fuga e o mais famoso é o Quilombo dos Palmares.
SINCRETISMO: Inicia uma mistura cultural, onde cultos afros se fundem com cultos católicos.


VÍDEOS PARA APROFUNDAMENTO NO ASSUNTO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA MENTAL VITAMINAS

VITAMINAS : São substâncias orgânicas, importantes para a manutenção e bom funcionamento do organismo. O corpo não fabrica as vitam...