RESUMO ARCADISMO EM PORTUGAL

RESUMO:


CONTEXTO NEOCLASSICISMO:
Movimento cultural na Europa no séc XVIII até meados do séc XIX com base nos ideais Iluministas e interesse pela cultura da Antiguidade Clássica. É uma busca da moderação, equilíbrio e harmonia em reação aos excessos dramáticos e decorativos do Barroco e do Rococó.

ARCADISMO CONCEITO:
O Arcadismo, Setecentismo ou Neoclassicismo, faz referência á Arcádia, região bucólica do Peloponeso na Grécia, tida como ideal de inspiração poética.
Retrata o desejo pela natureza, poesia pastoril, exaltação ao Bucolismo.
Os textos são mais simples, com circulação mais ampla para a divulgação das ideias, predomínio da ordem direta (sujeito, verbo, objeto), rigor formal, presença do equilíbrio e da harmonia.
Busca racional com denúncia da vida luxuosa da nobreza na corte.
O Rococó retrata o luxo e a ostentação, os neoclássicos acusam a pintura Rococó por não ter um engajamento político, real pois, deve-se cortar o inútil e eliminar o rebuscamento do Barroco.

ARCADISMO EM PORTUGAL:
Em 1756 ocorreu a fundação da Arcádia Lusitana, foi a primeira Academia Literária Portuguesa, entidade que se reuniam intelectuais e artistas para discutirem Arte. O grupo no início queria acabar com as inutilidades, o exagero e o rebuscamento deixados pelo estilo Barroco.

BOCAGE:
Manuel Maria Barbosa du Bocage, poeta Árcade Português, principal escritor do período (1765-1805). Pseudônimo "Elmano Sadino" (Elmano era um anagrama do seu primeiro nome Manuel e Sadino fazia referência ao rio Sado em Setúbal).
Foi na lírica em especial nos sonetos, que Bocage atingiu o ponto mais alto de sua obra, com destaque também para o poema satírico e erótico.
Seu destaque se dá porque sua obra está em um período transitório marcado por mudanças, como a Revolução Francesa e o florescimento do Romantismo.

POESIAS LÍRICAS: Foram duas linhas, uma árcade, seguida do convencionalismo obediente e outra marcada pelo pessimismo e pela melancolia.
Trecho Poema Árcade:

Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre as flores?...

POESIAS SATÍRICAS: Representava a exposição dos problemas e mazelas de seu tempo em linguagem forte, com direção aos poderosos e colegas da Academia. Também tinha a exploração da temática sexual em seus poemas.
Trecho Poesia Satírica:

Não lamentes, oh Nise, o teu estado;
Puta tem sido muita gente boa;
Putíssimas fidalgas tem Lisboa,
Milhões de vezes puta tem reinado...

VÍDEOS PARA APROFUNDAR EM ARCADISMO EM PORTUGAL:







SITES COM EXERCÍCIOS PARA TREINAR ARCADISMO EM PORTUGAL:

https://blogdoenem.com.br/arcadismo-portugal-literatura-enem/

https://faciletrando.wordpress.com/2016/04/16/exercicios-arcadismo/

https://www.vestibular1.com.br/simulados/simulados-por-exercicios/exercicio-de-literatura/literatura-portuguesa-arcadismo-pre-romantismo/

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/483/exercicios_arcadismo_literatura_portugues.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAPA MENTAL VITAMINAS

VITAMINAS : São substâncias orgânicas, importantes para a manutenção e bom funcionamento do organismo. O corpo não fabrica as vitam...