RESUMO E CIVILIZAÇÕES DA IDADE MÉDIA

RESUMO:




CONCEITO:
O Império Bizantino  ou Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla, hoje Istambul atual Turquia, teve origem em 395, quando o Imperador Teodósio dividiu o o Império Romano em duas partes resistindo ao ataques até 1453.

O CISMA DO ORIENTE:
Tanto a igreja Católica Ocidental, liderada por Roma, como a ala Oriental liderada por Constantinopla, já havia incorporado em suas liturgias vários pontos que seriam questionados de forma decisiva pela reforma do séc. XVI.
Pontos que culminaram com a separação entre o leste e o oeste, o choque entre Roma e Constantinopla deu origem em 1054 ao Cisma do Oriente.
Dando origem, no Ocidente à Igreja Cristã Apostólica Romana sobre a liderança de Papa; e no Oriente a Igreja Cristã Ortodoxa Grega, comandada pelos Patriarcas.

IDADE MÉDIA:
Conhecida como Período Medieval iniciada com a desintegração do Império Romano do Ocidente séc V e finalizada no séc. XV.
Período da chegada dos povos Bárbaros (Germânicos), consolidação do Feudalismo e expansão do Cristianismo.

POVOS BÁRBAROS GERMÂNICOS:
Localizavam-se na região da Germânia norte do Império Romano.
Viviam em aldeias com economia agropastoril, ausência de escrita e de uma moeda.
Povos guerreiros, Direito Consuetudinário (pela tradição) e costumes.
Comitatus (laços de dependência entre guerreiros), religião politeísta.

REINO DOS FRANCOS:
Clóvis (482-511) Rei importante da dinastia Merovíngia, convertido ao Cristianismo promoveu aliança com a igreja, favorecendo ambas as partes.
De um lado o Papa fortaleceu o poder do rei e do outro o Papa teve apoio político e militar contra os Imperadores Bizantinos.

IMPÉRIO CARLOS MAGNO:
(768-814) Magno realizou várias conquistas, expandindo o império, garantindo a dependência entre o poder central e a nobreza.
Parte das terras conquistadas eram doadas à aristocracia que por sua vez tinha um compromisso de lealdade para com o Rei- Suserano.
Suas vitórias além das conquistas dos territórios, expandiram também a fé católica.
O fato de ser coroado Rei por um Papa demonstrava o poder e a confiança que a instituição depositava em Carlos Magno para a expansão do Império Carolíngeo e do Cristianismo.

TRATADO DE VERDUN:
Em 843, o reino foi dividido em três partes - Carlos o Calvo, ficou com a França Ocidental, Luís o Germânico ficou com a França Oriental, Lotário ficou com a França Central, todos os três era netos de Luís o Piedoso.
A partir desse tratado iniciou o enfraquecimento do poder Franco e consequentemente o poder local aumentou, como o de senhores donos de terras e a nobreza que governava os ducados e condados, caminhando assim para a expansão do Feudalismo que teve o seu apogeu entre os séc. IX e XI.

A EXPANSÃO ISLÂMICA:
Teve início no ano 622, quando Maomé fuigu de Meca para Medina, ano da Hégira (fuga) e inicio do marco do calendário muçulmano.
Após a morte de Maomé em 632 o Islã se espalhou por vários territórios, no séc. VII conquista a Síria, Palestina, Pérsia, Egito, Mesopotâmia e Cartago, no séc. VIII se consolidou no norte da África, península Ibérica região Al-Andalus.
Os Francos impediram a sua expansão pela Europa na Batalha de Poitiers em 732.
Maomé era admirador do monoteísmo (crença em um só Deus) e criticava uma das maiores fontes de renda, Meca. Começou a pregar a crença em um único Deus, Alá reunindo suas mensagens em um só único livro sagrado para os Muçulmanos o Corão. Após a sua morte seu sogro Abu Bkr passou a conduzir a expansão do Islamismo. A religião Islâmica trata-se de um sincretismo que tem por base o Cristianismo e o Judaísmo.
A expansão do Império Árabe isolou a Europa Ocidental com o fechamento do Mediterrâneo, acentuando uma tendência à ruralização econômica que culminou na formação do sistema Feudal Europeu.

VÍDEOS PARA APROFUNDAMENTO NAS CIVILIZAÇÕES DA IDADE MÉDIA:







SITES COM EXERCÍCIOS RESOLVIDOS PARA TREINAR SOBRE A IDADE MÉDIA:

https://www.mundovestibular.com.br/articles/4462/1/IDADE-MEDIA-EXERCICIOS-DE-HISTORIA/Paacutegina1.html

http://projetomedicina.com.br/site/attachments/article/487/historia_exercicios_idade_media.pdf

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-islamismo.htm

https://www.historiaemfoco.com.br/idade-media

http://geoconceicao.blogspot.com/2012/07/questoes-com-gabarito-idade-media.html

http://10dehistoria.com/listas-de-exercicio-de-historia-geral/lista-de-exercicios-baixa-idade-media/

Um comentário:

MAPA MENTAL VITAMINAS

VITAMINAS : São substâncias orgânicas, importantes para a manutenção e bom funcionamento do organismo. O corpo não fabrica as vitam...